Justiça aceita denúncia contra profissional de saúde que aplicou ‘vacina de vento’ em idoso

O Ministério da Saúde havia denunciado a técnica de enfermagem por improbidade, alegando dolo e intenção.

PUBLICIDADE

A Justiça acatou a denúncia por improbidade realizada pelo Ministério Público contra a técnica de enfermagem que aparece em um vídeo aplicando a popular vacina de vento em um senhor de idade. O idoso foi até o local para receber uma dose do imunizante contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

O fato se deu em 3 de março, no Consultório Municipal Jerônimo Figueira da Costa Neto, onde a técnica de enfermagem atuava pela Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga.

Se tornou um costume que as pessoas vacinadas registrem o momento com uma foto ou até mesmo um vídeo e, neste caso, não foi diferente. A família do idoso gravou o momento em que a profissional de saúde finge injetar o imunizante e, em seguida, retira a agulha como se tivesse finalizado o procedimento.

O vídeo acabou viralizando e a profissional acabou sendo demitida no mesmo dia em que o caso ganhou repercussão.

O juiz Reinaldo Moura de Souza, responsável por aceitar a denúncia feita pelo Ministério Público, também respondeu de forma negativa ao pedido de segredo de Justiça. De acordo com o magistrado, as gravações já são de conhecimento público e, além disso, as imagens foram amplamente divulgadas pela mídia.

PUBLICIDADE

A defesa da técnica alegou que a registro se trataria de uma gravação clandestina e, além disso, não existiria nenhuma prova que indicasse dolo e intenção por parte da profissional, como alega o denunciante.

Sobre o caso, a Secretaria de Saúde de Votuporanga informou, na época, que a situação ocorreu de maneira isolada e que, após o ocorrido, reforçou as orientações dadas às equipes, determinando que o procedimento para aplicação da vacina seria mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento.