Jovem é expulso de shopping no PE por usar símbolo do nazismo; cena viraliza: ‘É a minha liberdade’

Caso aconteceu na manhã do ontem (17) em shopping de cidade do Agreste.

PUBLICIDADE

Um adolescente que portava uma faixa no braço com uma suástica acabou sendo expulso do Caruaru Shopping na manhã da última quinta-feira (17). Incomodados com o que viram, clientes acionaram a segurança do espaço, e o jovem foi expulso do centro de compras.

PUBLICIDADE

Em vídeo que acabou viralizando nas redes sociais, o adolescente aparece com o símbolo que arremete ao nazismo por cima de uma blusa de manga longa, com capuz. Na oportunidade, ele circulava pelo local tranquilamente, e quando abordado afirmou que estaria em seu direito

“É a minha liberdade”, afirmou jovem ao ser abordado. A identidade dele não foi revelada.

Crime

A utilização de símbolos que façam menção ao nazismo é crime no Brasil, tendo pena de reclusão de um a três anos, além de multa. A determinação esta presente no artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97.

O Caruaru Shopping não registrou nenhum boletim de ocorrência. Pelas redes sociais, o espaço disse repudiar qualquer tipo de apologia ao movimento nazista. A Polícia Militar não foi acionada no momento da abordagem. 

PUBLICIDADE

“Estamos estarrecidos com o ocorrido! Repudiamos toda e qualquer apologia ao movimento Nazista, isso é crime. Não compactuamos e não aceitamos. Assim que tomamos conhecimento do caso, expulsamos de imediato o usuário das nossas dependências”, disse a assessoria de comunicação do espaço de compras, informando que está  investigando o caso e tomará todas as medidas. 

Nas redes sociais, o assunto se tornou um dos mais falados, chegando a figurar no top-10 dos Trending Topics do Twitter, e colocou a cidade do Agreste Pernambucano em evidência em todo o cenário nacional.