Coronavírus: conheça os sintomas da variante Delta, cepa 60% mais contagiosa e que já chegou ao Brasil

A variante Delta é altamente contagiosa e apresenta sintomas diferentes do que vinha sendo relatado até então.

PUBLICIDADE

Dor de garganta, coriza e dor de cabeça são, atualmente, os sintomas mais referidos pelos diagnosticados com a Covid-19 no Reino Unido, que registrou a predominância da variante Delta do novo coronavírus em seu território.

PUBLICIDADE

Tim Spector, professor responsável por liderar a pesquisa Zoe Covid Symptom, afirma que para os jovens esta nova cepa pode se parecer muito com um resfriado um pouco mais forte do que o normal.

Os infectados pela variante Delta podem até sentir como se não estivessem doentes, porém, tal variante é altamente contagiosa e pode colocar em risco a vida de outras pessoas que, após infectadas, podem não sentir apenas um resfriado.

Por lá, toda e qualquer pessoa que venha a apresentar indícios de infecção pelo coronavírus é direcionada à realização de um teste. Porém, Spector alerta que os sintomas que antes eram comuns, como tosse, febre e a perda de olfato e paladar já não são os mais relatados, segundo dados da equipe do Zoe.

“Desde o início de maio, observamos os principais sintomas, e eles não são os mesmos”, disse ele. A mudança nos relatos dos sintomas pareceu se modificar a medida que a nova cepa avançou na porcentagem de contágio. Atualmente, 90% dos infectados do Reino Unido estão com a variante Delta, que é 60% mais contagiosa que o vírus visto no início da pandemia.

PUBLICIDADE

A febre ainda consta entre os sintomas mais vistos, porém, a perda do olfato deixou a relação, dando lugar à dor de garganta, coriza e dor de cabeça.

De acordo com Tim, as pessoas imaginam que estão apenas com um resfriado sazonal e seguem sua rotina normalmente, as vezes até mesmo frequentando festas, o que ocasiona a contaminação de outros indivíduos.

“A mensagem aqui é que, se você for jovem, terá sintomas mais leves de qualquer maneira. Pode parecer apenas um forte resfriado ou alguma sensação estranha, mas fique em casa e faça um teste”, diz Spector.

No Brasil, os primeiros casos da variante Delta foram registrados no final do mês de maio.