O projeto de lei que cria uma espécie de passaporte da vacinação tem sido bastante comentado nas redes sociais. O Senado aprovou na semana passada e agora a Câmara dos Deputados fará a votação sobre a permissão para que estalecimentos públicos e privados só permitam a entrada de pessoas com comprovante de vacinação.
Além do comprovante, teste negativo para a Covid-19 também será aceito caso o projeto seja aprovado. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou sobre esta lei em conversas com apoiadores nesta terça-feira (15), em frente ao Palácio da Alvorada.
O presidente afirmou que cada país deve fazer suas regras. “Não acredito que passe no Parlamento (Câmara dos Deputados). Se passar, eu veto e aí o Parlamento vai analisar o veto. Se derrubar, aí é lei”, afirmou o chefe do Executivo.
O PL 1.674/2021 tem chamado a atenção. O projeto de relatoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) vem sendo criticado porque criaria uma espécia de barreira que impediria pessoas não vacinadas de irem a determinados lugares.
Os críticos do projeto entendem que isso geraria discriminação e afetaria o direito que cada pessoa tem de ir e vir. Além de entrada em locais particulares, como restaurantes, por exemplo, o projeto também estabelece restrição em locais públicos, como parques.
Os apoiadores de Bolsonaro concordam com o presidente em relação a vetar o PL, mas tudo vai depender dos deputados federais. O Brasil registrando muitos casos e mortes por causa da Covid-19. O número de óbitos ultrapassou a marca de 480 mil.