in

Jovem negro é acusado de roubar bicicleta, prova inocência e ‘humilha’ acusador; vídeo mostra tudo

Viralizou imagem de instrutor de surfista sendo acusado de roubar bicicleta elétrica na zona sul do Rio de Janeiro.

Matheus Ribeiro / Instagram

Circula na internet desde a tarde do último domingo (13/06), um vídeo que mostra uma situação constrangedora vivida por um jovem negro na cidade do Rio de Janeiro, em pleno Dia dos Namorados. O caso envolvendo Matheus Ribeiro, instrutor de surfe e morador do Complexo da Maré, foi registrado em vídeo e publicado no seu próprio Instagram. O rapaz fechou os comentários da publicação, mas deixou o vídeo que mostra o rosto dos seus agressores.

Publicidade

A situação foi divulgada também por vários veículos de imprensa, que consideraram, como nas palavras de Matheus, racismo. Nas imagens e no relato de Matheus é contado que ele foi abordado por um casal, na porta do Shopping Leblon, zona sul da cidade.

Os dois o acusaram de roubar a bicicleta elétrica da moça, que estaria próxima de onde eles estavam. Matheus negou tudo e teve que provar ser dono do objeto. Veja abaixo o vídeo da situação, publicado no Instagram de Matheus Ribeiro.

Publicidade

Publicidade

Jovem negro é acusado de roubar bicicleta que era sua, na porta de shopping do Rio de Janeiro

Nas imagens, é possível ver o homem mexer no cadeado da bicicleta de Matheus. O instrutor de surfe deixou o alerta para outros meninos que, como ele, são frequentemente abordados nas ruas de formas muito piores.

Publicidade

“Pra você, que é pretin igual eu, seja cuidadoso ao andar em lugares assim. Eles vão te culpar, pra depois verem o que aconteceu”, escreveu o rapaz.

O vídeo foi publicado por volta das 19h e tem gerado revolta nas redes sociais. Matheus explicou que o casal só parou de importuná-lo quando ele provou que o cadeado da bicicleta não era aberta com a chave do casal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tadeu Goulart

Assuntos chocantes, novidades da televisão, famosos e política: tudo você encontra aqui.