O respeito aos pacientes é uma das principais virtudes dos profissionais de saúde, mas, infelizmente, essa conduta não foi adotada por Ayesha Basharat, uma enfermeira que furtou uma paciente falecida.
Técnica furtou cartão de idosa recém-falecida
A jovem assistente de saúde, de 23 anos, acabou sendo presa após se aproveitar de uma paciente que havia acabado de falecer. O caso aconteceu em Birmingham, na Inglaterra, no Hospital Heartlands. A mulher trabalhava no setor de pacientes internados com Covid-19. Ela usou o cartão de uma idosa de 83 anos, 17 minutos após a notícia do falecimento da mulher, no dia 24 de janeiro deste ano.
O cartão foi utilizado na máquina de doces do hospital. A mulher comprou salgados e doces pagando pelo modo de aproximação do cartão. Segundo informação da polícia, a jovem ainda teria utilizado o cartão da idosa mais duas vezes no dia 28 de janeiro, quatro dias depois da morte da mulher, mas o cartão já havia sido cancelado, portanto, não foi possível utiliza-lo.
Usou o cartão para comprar doces e salgados
A polícia conseguiu deter a mulher quando ela retornou ao hospital para o seu plantão. Segundo os policiais, a família ainda estava muito consternada com a notícia do falecimento de sua ente querida, quando precisou lidar com a má conduta da funcionária e o furto do cartão.
Após julgamento, a mulher recebeu duas penas de detenção e deverá ficar presa por 18 meses, além disso, ela foi demitida de suas funções no hospital e passará por processo administrativo.