20 estados brasileiros têm ocupação de UTI acima de 80%; alto risco é alertado

A taxa de transmissão da Covid-19 está muito alta; além disso, muitos estados estão com 80% dos leitos de UTI ocupados.

PUBLICIDADE

De acordo com o novo Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, o atual cenário do Brasil é de “alto risco”. As informações foram divulgadas na quarta-feira, 9. Segundo o relatório, a estabilização do número de novos casos em altos patamares indica que o país está com uma elevada taxa de transmissão do Sars-CoV2.

PUBLICIDADE

E mais, ao menos 20 estados e o Distrito Federal, assim como 17 capitais, estão com taxas de ocupação em 80% ou até maiores. Diante dessa combinação, especialistas alertam que será necessário “atenção e prudência” nos dias seguintes.

Diante do atual cenário, especialistas afirmam que o monitoramento dos indicadores da pandemia acaba exigindo uma velocidade maior entre a detecção dos sinais de mudanças no quadro atual e ainda a tomada de decisões para que haja um bloqueio ou contenção nos estados brasileiros que vêm apresentando um quadro mais crítico.

A última semana epidemiológica, que ocorreu do dia 30 de maio ao dia 5 de junho, manteve a tendência de estabilização de indicadores de mortalidade e incidência no país. Nesse período, foram registrados mais de 60 mil novos casos da doença, além de 1,6 mil mortes por dia, o que, de acordo com esse novo boletim, “configura um alto patamar de risco”.

Vale ressaltar que houve uma queda no número de mortes causadas pelo coronavírus (-1,5%), contudo, ao mesmo tempo a transmissão do vírus ainda continua em patamares altíssimos. Diante disso, o boletim ressalta que o atual contexto brasileiro continua produzindo fortes pressões em todo o sistema de Saúde.

PUBLICIDADE