in

Anvisa autoriza testes em humanos para a vacina ButanVac

Imunizante será produzido pelo Instituto Butantan.

© Pacific Press/via REUTERS/Direitos Reservados (Divulgação da Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de testes em humanos para o desenvolvimento da vacina ButanVac, projeto conduzido pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Publicidade

A ButanVac é um imunizante com tecnologia predominantemente nacional e que, caso obtenha registro, poderá ser fabricada integralmente no Brasil. A agência deu a autorização condicionada à apresentação de dados complementares sobre o andamento das pesquisas.

De acordo com a Anvisa, a pesquisa clínica da ButanVac das fases 1 e 2 terá três etapas, com previsão de participação de 6 mil voluntários. A autorização dada hoje corresponde à fase A, da qual participarão cerca de 400 pessoas.

Publicidade

Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Publicidade

Em seu Twitter, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comemorou a autorização. Ele informou que o Instituto Butantan já produziu 7 milhões de doses do imunizante.

Publicidade

Edição: Fernando Fraga. Por Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil – Brasília.

Prefeitura do Rio anuncia vacinação para pessoas a partir dos 50 anos

Anúncio foi feito pelas redes sociais do prefeito da cidade. Pessoas com mais de 50 anos de idade vão ser sendo vacinadas, no município do Rio, até o final da próxima semana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9), pelo prefeito Eduardo Paes, em sua rede social.

Aqui não paramos de agir para acelerar a vacinação. Vai aí a boa notícia. Semana que vem, vamos vacinar todos com mais de 50 anos de idade! Inclusive eu, na quinta-feira. Mãos dadas! Preparem seus braços!”, escreveu Paes, que parabenizou o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantan, marcados na mensagem.

Segundo o calendário divulgado pelo prefeito, na segunda-feira (14), serão vacinadas pessoas com 53 anos de idade. Na terça (15), pessoas com 52 anos. Na quarta (16), o dia será reservado para profissionais de educação superior profissionalizante e outros. Na quinta-feira (17), quem tem 51 anos. Na sexta-feira (18), será a vez das pessoas com 50 anos. E no sábado, haverá repescagem para quem não conseguiu tomar a vacina.

No esquema divulgado pela prefeitura do Rio, mulheres se vacinam na parte da manhã e homens, na parte da tarde.

Edição: Claudia Felczak. Por Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro.



Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Agência Brasil

Agência pública de notícias da EBC. Informações sobre política, economia, educação, direitos humanos e outros assuntos.