Bolsonaro não deixa barato e volta falar sobre mortes por Covid: ‘tivemos, sim, supernotificação’

Presidente disparou contra governadores ao comentar novamente sobre acórdão do TCU.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar com os apoiadores, nesta quarta-feira (9), sobre as suspeitas que tem sobre possível supernotificação nos casos de mortes por Covid-19 no Brasil. Bolsonaro falou com os apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

PUBLICIDADE

A fala de Bolsonaro pode ser assistida a partir de 2min15seg do vídeo abaixo. O presidente começa questionando as pessoas se continuam falando sobre os acórdãos feitos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na segunda, Bolsonaro contou aos apoiadores que relatório do tribunal mostraria que metade dos óbitos de Covid não foram por causa da doença.

A declaração de Bolsonaro repercutiu em todo o Brasil e o TCU divulgou nota desmentindo o presidente. Ontem, Bolsonaro pediu desculpas pelo erro na informação, mas continuou a falar sobre a supernotificação. Hoje, novamente, o presidente tocou no assunto.

Bolsonaro começou explicando que o TCU publicou acórdão informando que a decisão enviar recursos aos estados de acordo com os casos de Covid-19 poderia incentivar a supernotificação por parte de alguns governadores para receberem mais dinheiro.

PUBLICIDADE

“Vocês devem ter visto na internet a quantidade de pessoas revoltadas que o parente não havia morrido de Covid e botavam no atestado de óbito Covid. Forte indício de que tivemos supernotificações no Brasil”, disse o presidente da República.

“No meu entendimento, sim, tivemos supernotificações no Brasil. Tem alguns governadores que praticaram isso aí. Tem gente querendo desqualificar o que eu tô falando para não incriminar governadores”, afirmou Bolsonaro.