Flordelis: Câmara aprova perda de mandato da deputada acusada de ser mandante do assassinato do marido

Votação pode determinar a cassação de Flordelis após acusação de assassinato do pastor Anderson do Carmo.

PUBLICIDADE

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) recebeu 16 votos a 1 a respeito do processo que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, que discute sua cassação. O pleito ocorreu por meio do Conselho de Ética, que discute se Flordelis deve ser expulsa da casa legislativa por conta das acusações do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, no mês de junho de 2019.

PUBLICIDADE

Na votação, foi aprovado o relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), que foi apresentado ao Conselho de Ética na última semana. Flordelis recebeu o apoio apenas do deputado Márcio Labre (PSL-RJ). 

Flordelis pode perder cargo de deputada e ‘imunidade’ após cassação

Caso a deputada perca mesmo o cargo, ela também perderá os direitos inerentes aos legisladores. Ainda é preciso que o plenário da Câmara dos Deputados vote a respeito. A cassação de Flordelis será confirmada caso ela receba 257 votos ou mais dos colegas da Câmara dos Deputados. Ou seja, caso haja maioria absoluta dos parlamentares, Flordelis ficará sem o cargo eletivo.

Sobre esse tema, ainda não existe data marcada para a votação e a parlamentar ainda tem a chance de recorrer da decisão do Conselho de Ética à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

A acusação grave que Flordelis tem respondido é a respeito de uma manifestação do Ministério Público do Rio, que impetrou uma ação contra ela, afirmando que a esposa de Anderson do Carmo teria armado a morte do marido. Ela nega todas as acusações, mas responde por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.

PUBLICIDADE