in

Michelle Bolsonaro seria integrante do ‘gabinete do ódio’ e dona de contas falsas no Instagram, diz PF

As investigações apontaram a primeira-dama como administradora de perfis falsos de apoio a Bolsonaro no Instagram.

NBC Brasil

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, foi indicada pela Polícia Federal como a responsável pela administração de contas falsas na rede social Instagram e de ser uma das integrantes do conhecido gabinete do ódio.

Publicidade

De acordo com as investigações, as contas falsas seriam usadas para disseminar mensagens de apoio ao presidente da República e marido de Michelle, Jair Bolsonaro.

A investigação da PF ainda pretende esclarecer supostas ligações dos filhos do presidente, que também pertencem ao meio político, com mobilizações populares que “incitam parcela da população à subversão da ordem política”, entre os anos de 2018 e 2020.

Publicidade

De acordo com uma reportagem do portal de notícias UOL, na listagem da Polícia Federal, Michelle Bolsonaro apareceria como a administradora do usuário Bolsonaronews, no Instagram, enquanto o mesmo usuário no Facebook teria Tércio Arnaud Tomaz, assessor da Presidência da República, como proprietário.

Publicidade

Antes de assessorar a Presidência, Tércio trabalhava como recepcionista de um hotel, no Rio de Janeiro, quando então foi selecionado pelo Planalto para ocupar o cargo supostamente por ser o administrador de perfis favoráveis ao presidente, nas redes sociais.

Publicidade

Segundo as investigações, até então, 1.045 acessos de contas inautênticas e excluídas pelo Facebook teriam partido de dentro de órgãos públicos, sendo 408 delas diretamente da Presidência da República e 15 oriundas do Comando da 1ª Brigada da Artilharia Antiaérea.

Entre o conteúdo publicado por estes perfis estão ataques direcionados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional, além de mensagens de apoio e suporte à Presidência.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.