in

Tribunal de Contas da União prepara nota para desmentir fala de Bolsonaro sobre número de mortes por Covid-19

Aos apoiadores, Bolsonaro afirmou que o TCU possui um documento que questiona o número total de mortes pela Covid-19.

Folha de S. Paulo

Uma nota direcionada ao público está sendo preparada pelo Tribunal de Contas da União, o TCU, para desmentir a fala onde o presidente Jair Bolsonaro afirma que a Corte de contas seria possuidora de um relatório que, supostamente, questionaria o número real de óbitos associados à Covid-19 no ano de 2020.

Publicidade

De acordo com o que foi dito pelo presidente, o documento em posse do TCU apontaria que cerca de metade dos óbitos registrados no ano citado e que foram atribuídas a Covid-19 na verdade teriam ocorrido por conta de outros motivos.

“O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou Bolsonaro.

Publicidade

A nota que deverá rebater e desmentir a declaração do presidente está sob responsabilidade do relator de assuntos relativos à pandemia da Covid-19 no Tribunal de Contas da União, o ministro Benjamin Zymler, e deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira (7), de acordo com informações da assessoria de imprensa do órgão.

Publicidade

Segundo a colunista Monica Bergamo, do veículo de notícias Folha de S. Paulo, o documento citado por Bolsonaro na verdade aponta que os registros cartoriais de óbitos entre 2019 e 2020 mostram que o número de mortes por conta de doenças respiratórias aumentos em 157.96 e por doenças ligadas ao coração em 175.009.

Publicidade

Os números que constam no documento indicam que a pandemia da Covid-19 não só foi diretamente responsável pelo grande número de mortes registradas até então, como também aumentou o número de óbitos relacionadas a outras doenças.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.