in

Bolsonaro deixa apoiadores perplexos: ‘50% dos óbitos por Covid não foram por Covid’

Presidente citou suposto levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU).

Reprodução YouTube Foco do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conversou com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira (7), e deu declaração que chamou a atenção. Bolsonaro afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) vai emitir relatório indicando que “50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, disse Bolsonaro.

Publicidade

Os seguidores se escandalizaram e alguns afirmaram que já sabiam. Bolsonaro disse que conversa com três jornalistas e que já havia passado a informação para eles. O trecho do vídeo foi postado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro.

“Presidente Jair Bolsonaro adiantou uma verdade chocante: relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), a ser divulgado em breve, mostra que cerca de 50% das mortes consideradas por Covid em 2020 não tiveram a doença como sua causa real. E agora? Quem se responsabilizará?”, escreveu o deputado.

Publicidade

Publicidade

O post de Eduardo Bolsonaro causou polêmica. “Seu pai é o responsável de todo jeito. Quando não matou o povo de covid, matou em decorrência da fome. Simples”, escreveu um internauta. “Desculpa a ignorância, mas porque é o TCU quem está atestando se os mortos foram de Covid ou não?“, questionou outra pessoa.

Publicidade

Eduardo Bolsonaro também recebeu apoio. “Isso é gravíssimo! Se estamos chegando quase em 500 mil mortes, isso significa que, no mínimo, 250 mil famílias não puderam enterrar seus entes queridos com um funeral para se despedirem. E se fosse sua mãe? E se fosse seu filho?”, postou uma apoiadora do presidente.

De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o TCU deve emitir uma nota desmentindo ter o relatório citado por Bolsonaro.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!