in

Quase 12 milhões de beneficiários do INSS podem perder o benefício caso não compareçam à agência

O INSS divulgou o calendário para que seus beneficiários realizem o procedimento anual que garante o recebimento do benefício.

Portal O Petróleo

Quase 12 milhões de segurados do INSS ainda não realizaram a prova de vida desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, em março de 2020. O procedimento essencial e obrigatório para evitar fraudes no recebimento do benefício, estava suspenso até o início deste mês de junho de 2021, no entanto, voltou a ser realizado.

Publicidade

A prova de vida é realizada todos os anos e garante ao beneficiário o recebimento de seu benefício. Aqueles que não forem até suas respectivas agências para comprovarem suas identidades podem vir a ficar sem receber a aposentadoria.

O processo é simples e não demora nada. Na grande maioria dos casos pode ser realizado até mesmo pelo autoatendimento, os caixas eletrônicos.

Publicidade

A fim de evitar aglomerações e facilitar a vida dos beneficiários, o INSS formulou um calendário que organizará a realização dos procedimentos. As novas datas foram estipuladas conforme as datas nas quais o processo deveria ter sido realizado no ano passado. Confira abaixo:

Publicidade

Publicidade

Para saber se o recadastramento anual é necessário, o beneficiário poderá recorrer à Central 135 para tirar a dúvida. Analisando o cartão do benefício também é possível saber o mês de realização do procedimento, uma vez que os novos cartões fornecem tal informação.

Caso haja corte no benefício por conta da falta de recadastramento, o aposentado ou pensionista poderá comparecer em sua agência para comprovar que está vivo e garantir o direito. No entanto, caso encerre o prazo legal para isso, o dinheiro será suspenso diretamente na Previdência e somente uma visita em uma agência do INSS o desbloqueará.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.