Igreja teria pedido que fiéis doassem o auxílio: ‘Preferem auxílio emergencial ou providencial?’

De acordo com o portal Folha de S. Paulo, o bispo teria incentivado que fiéis desempregados doassem o que tinham.

PUBLICIDADE

Segundo o portal de notícias Folha de S. Paulo, em um vídeo divulgado em março, Renato Cardoso, um dos bispos da igreja Edir Macedo, a Universal, aparece solicitando que os fiéis colaborem com os custos da igreja através de contribuições.

PUBLICIDADE

Além disso, o bispo ainda teria questionado se os presentes preferiam o auxílio emergencial ou o auxílio providencial, incentivando a doação do benefício concedido pelo governo federal para aqueles que tiveram a renda prejudicada por conta da pandemia da Covid-19.

Na gravação, o bispo teria afirmado ainda que não seria possível que a igreja devolva as ofertas, porém, ele alega que todas elas serão multiplicadas da mesma maneira como ocorreu no episódio bíblico em que Jesus multiplicou os pães e os peixes no deserto.

Para que os fiéis possam realizar a doação, um cesto teria sido colocado no púlpito do Templo de Salomão. Em seguida, Cardoso teria dito ainda que um milagre aconteceria mesmo para aqueles que estão sem emprego, caso colocassem o que possuiam no cesto.

Durante a oração, o terceiro na linha de sucessão e líder da igreja Universal no Brasil teria mencionado ainda aqueles que não trabalhavam e teria associado o fato às medidas restritivas contra a Covid-19 adotadas por alguns governadores. “Meu Deus, eu não posso trabalhar, minha renda foi cortada pelo governador”.

PUBLICIDADE

Em outro momento, Renato teria pedido ainda que o dizimo fosse pago como havia sido prometido anteriormente e dado prosseguimento nos preparativos para que as doações do culto em realização fossem feitas.

Com templos espalhados por todo o mundo, o patrimônio do bispo Edir Macedo foi estimado pela revista Forbes, em 2013, em cerca de US$ 950 milhões.