in

Bolsonaro é o maior influenciador de medicamentos sem eficácia comprovada no mundo, diz jornal

O presidente Jair Bolsonaro gerou mais engajamento do que outros líderes mundiais e OMS.

poder360

Jair Bolsonaro (sem partido) pode se gabar como o maior influenciador digital de medicamentos sem eficácia comprovada em todo o planeta. O presidente do Brasil é o maior influenciador da cloroquina, segundo um levantamento realizado pelo Estadão através de uma ferramenta chamada C rowdTangle.

Publicidade

Segundo esse estudo, o presidente da República realizou postagens que atingiram 11 milhões de interações e 1,7 milhão de compartilhamentos nas redes sociais. Ultrapassando o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que teve 1,1 milhão de interações e até da Organização Mundial da Saúde (OMS) que teve menos da metade desses números. Menos de 1% dessas postagens tiveram reações negativas.

Além de enaltecer a cloroquina, o presidente Jair Bolsonaro também lidera como o político que mais promoveu o engajamento de outros medicamentos que não tem nenhuma eficácia comprovada. Com a ivermectina ele atingiu 157 mil interações, com a azitromicina foram 750 mil e com a nitazoxanida, foram 231 mil.

Publicidade

O governo federal é alvo da CPI da Covid, o qual afirma haver um “gabinete paralelo” que fez a assessoria de Bolsonaro durante o período de pandemia. Nesse gabinete há alguns entusiastas da cloroquina e também da tese da imunidade de rebanho.

Publicidade

Para que serve a cloroquina?

O medicamento, composto pelo Difosfato de Cloroquina, tem indicação para a profilaxia e para o tratamento de ataques agudos da malária. Além disso, o medicamento tem indicação para tratar a amebíase extra-intestinal. O uso descontrolado de ivermectina pode trazer reações colaterais que atingem o trato auditivo, músculo-esquelético, gastrointestinal, imunológico, nervoso, pele e anexos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .