in

PM que prendeu professor que se recusou a tirar faixa com ‘Fora Bolsonaro Genocida’ do carro recebe punição

De acordo com a Secretaria de Segurança Publica, condutas que ultrapassam o limite da lei serão apuradas com o máximo rigor.

G1/Montagem: Higor Mendes

O policial militar que efetuou a prisão de um professor da rede estadual e dirigente do PT, Arquidones Bites, em Goiás, por conta de uma faixa que o mesmo carregava no capô de seu carro, foi afastado das ruas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Publicidade

O caso aconteceu em Trindade, região metropolitana de Goiânia, e um vídeo rapidamente circulou pelas redes sociais. Nas imagens, o policial militar justifica a prisão baseando-a na Lei de Segurança Nacional por calúnia contra o presidente Jair Bolsonaro. Na faixa presente no carro do professor estava a frase “Fora Bolsonaro Genocida”.

Na gravação é possível identificar o militar como tenente Albuquerque. Após a prisão, Arquidones prestou depoimento na sede da Polícia Federal, em Goiânia, e, em seguida, foi liberado.

Publicidade

“Esse é meu direito de manifestar. Na minha família morreram várias pessoas dessa doença”, afirmou o dirigente.

Publicidade

Durante seu depoimento, o professor negou que tenha desacatado os policiais militares. O delegado da Polícia Federal responsável por colher o depoimento de Arquidones preferiu não se manifestar a respeito do caso.

Publicidade

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o policial responderá a um procedimento disciplinar e será submetido a inquérito policial para apuração de sua conduta. Ainda de acordo com a SSP, durante tal burocracia, o mesmo permanecerá exercendo funções administrativas.

Ainda conforme a nota, a SSP ressaltou que não coaduna com qualquer abuso de autoridade, independente da origem, e, por conta disso, todas as condutas que ultrapassem os limites da lei são apuradas com o máximo rigor.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.