Em edição extra, nesta terça-feira, 1, o Diário Oficial da União publicou a nomeação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello como secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Desta forma, vale ressaltar que Pazuello volta a integrar o governo Bolsonaro dois meses depois de ter sido demitido do cargo de ministro da Saúde. Após ter sido demitido, vale recordar que Eduardo Pazuello, que é general da ativa, voltou ao Exército.
E mais, a nomeação do general também vem após o início de uma apuração, realizada pelo Exército, da participação do ex-ministro em um ato político de apoio a Jair Bolsonaro, o que é um ato vedado por meio do regulamento militar.
Com a nomeação, que recebeu a assinatura do ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, Pazuello passa a ser subordinado no novo cargo a Flávio Rocha, que é o atual secretário de Assuntos Estratégicos do governo Bolsonaro.
Pazuello ficou quase um ano no cargo de ministro da Saúde e deixou o cargo em março de 2021, isso após ter sido demitido por Bolsonaro.
A gestão de Pazuello foi rodeada de polêmicas já que acabou sendo marcada pelo apoio ao uso da cloroquina e ainda a crise no abastecimento de oxigênio e medicamentos. Além disso, enquanto Pazuello era ministro da Saúde, o País também atingiu o recorde de mortes causadas pelo coronavírus no Brasil.
Além disso, vale recordar ainda que Pazuello foi o quarto ministro da Saúde nomeado pelo presidente da República desde o início da pandemia do coronavírus, que aconteceu em 2020.