in

Estudo indica a condição para que a pandemia da Covid-19 seja controlada no Brasil

A pesquisa contou com o apoio de uma cidade inteira e obteve resultados impressionantes.

Município de Mercedes

No último domingo (30), o programa dominical Fantástico, da Rede Globo, trouxe ao público uma notícia carregada que, ao mesmo tempo que nos traz esperança de voltar a viver como vivíamos antes da pandemia, chama atenção para a urgência de vacinar a população o mais rápido possível.

Publicidade

Nos últimos quatro meses a população de Serrana, no interior de São Paulo, foi alvo de um estudo realizado pelo Instituto Butantan. Na pesquisa, estudiosos avaliaram os efeitos da imunização em larga escada, simulando o que aconteceria no país caso o ritmo da vacinação estivesse acelerado.

Com cerca de 45 mil habitantes, Serrana foi o local escolhido para a vacinação em massa por conta de seu alto índice de contágio. Para a realização da pesquisa, a cidade foi dividida em 25 áreas, que por sua vez, formaram quatro grupos, que foram vacinados um por vez com uma semana de diferença.

Publicidade

De acordo com os responsáveis pelo estudo, a situação começou a se mostrar favorável quando dois grupos já estavam imunizados com a segunda dose do imunizante. A queda expressiva nas estatísticas da Covid-19 na cidade se deu em abril, quando o número de casos registrado foi de 251, frente aos 699 do mês de março. Enquanto isso, o número de mortes se estabeleceu em 6, enquanto no mês anterior foi 20.

Publicidade

Para os estudiosos, o controle da pandemia na cidade só ocorreu, de fato, após a aplicação da segunda dose em três dos quatro grupos, cerca de 75% da população.

Publicidade

Segundo o Instituto Butantan, após o término da vacinação em massa, o registro de mortes apresentou uma queda de 95%, os casos sintomáticos reduziram em 80% e os registros de internações apresentaram uma redução de 86%.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.