Após um dia de exagerando com churrasco, bebida alcoólica e alimentos gordurosos, existem combinações saudáveis de uma boa alimentação que podem ajudar o organismo a eliminar as toxinas com mais rapidez.
Dieta detox é aquela baseada em uma combinação de frutas, sucos, chás e hortaliças. Ela é indicada quando se busca uma alimentação mais saudável e quando há um exagero no consumo de açúcares, gorduras e carboidratos.
Há órgãos em nosso corpo que realizam a função detox, porém, com os alimentos certos, podemos acelerar o processo de desintoxicação. O fígado, rins e também o intestino fazem o processo natural de destoxificação e cada tipo de alimento tem um dispositivo de ação.
Comidas naturais têm propriedades destoxificantes
O mais indicado é que estes alimentos sejam cultivados de forma orgânica. Os principais são:
- Castanha-do-pará: está diretamente relacionado à destoxificação dos radicais livres.
- Limão, laranja, hortelã, cenoura, abóbora, espinafre, beterraba, mamão: ricos em vitamina C e E.
- Abacate: rico em ômega 3 e possui função anti-inflamatória.
- Couve, brócolis, rúcula, repolho e couve-flor: são folhas que possuem compostos contendo enxofre.
- Alho, gengibre, ovo e cebola: excelentes para pacientes diabéticos.
- Açafrão-da-terra (cúrcuma): utilizado no tempero de alimentos e preparo de chás.
Como consumir os alimentos detox?
Sempre que possível evite cozinhar os alimentos com muita antecedência do consumo, assim será melhor aproveitado os nutrientes de cada alimento. Busque comprar estes alimentos naturais, sem o uso de aditivos químicos e com o mínimo de processamento possível.
Alimentos detox trazem vários benefícios para nosso corpo, como a renovação celular e o atraso no processo de envelhecimento.