in

Mãe morre de Covid sem saber que o filho com microcefalia também havia falecido: ‘Sentiu a morte dele’

Mulher morreu 18 dias depois da morte do filho de apenas 11 anos que tinha microcefalia.

Arquivo pessoal Neiva Prudente

Neucy Prudente morava com o marido e três dos sete filhos do casal em Botacutu, interior de São Paulo. Ninguém sabe ao certo como, mas a Covid-19 chegou à casa da família. Havia grande preocupação porque um dos filhos, Gabriel, de 11 anos, tinha microcefalia e as chances de sobreviver à doença causada pelo coronavírus eram pequenas.

Publicidade

No dia 23, Neucy fez o teste que apontou resultado positivo. O de Gabriel deu negativo. No dia 25, o quadro de Neucy se agravou e ela teve que ser internada na pronto-socorro da cidade. Na madrugada do dia 26, Gabriel convulsionou e foi levado ao Hospital das Clínicas da Unesp.

Teste para Covid realizado na unidade mostrou que ele havia sido infectado pelo vírus, ao contrário do que o teste anterior havia mostrado. O menino ficou internado entre os dias 26 e 30, quando não resistiu e morreu.

Publicidade

Publicidade

Por orientação dos médicos, a família não contou para Neucy, mas acredita que ela sentiu a morte do filho. No dia 30, enquanto a família velava e enterrava Gabriel, Neucy piorou. A mulher foi encaminhada para a unidade de terapia intensiva (UTI), mas não resistiu e morreu no dia 18 de maio.

Publicidade

“Ela era uma mãe carinhosa, cuidadosa demais. A gente acha até que de alguma maneira ela sentiu a morte do Gabriel”, disse Neiva, irmã de Neucy, em entrevista ao G1. Agora, a família se organiza para cuidar da filha caçula, Ana Laura, de 7 anos, e da outra irmã, de 20 anos, que estava grávida e deu à luz quando a mãe já estava internada. O bebê nasceu e não poderá conhecer a avó Neucy nem o tio Gabriel, mas duas vítimas da Covid no Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!