A cantora Simone Mendes, dupla com Simaria, é um sucesso na música sertaneja da atualidade. As duas são muito queridas pelo público e, na manhã de sábado, 29 de maio, os fãs ficaram preocupados com Simone, depois que a famosa compartilhou uma fotografia em que aparecia internada no hospital.
Simone Mendes foi diagnosticada com ademomiose uterina e, após tentativas de resolver o problema fazendo tratamentos menos invasivos, ela, em consenso com o seu médico, optou pela cirurgia. A famosa foi submetida a uma histerectomia, que é a retirada do útero da paciente.
Adenomiose, o que é?
A adenomiose é uma enfermidade que provoca um espessamento dentro das paredes do útero. O problema provoca fortes dores, cólicas intensas e sangramento, principalmente durante o período menstrual. Em muitos casos, conforme o que ocorreu com a cantora Simone, é necessário fazer a retirada do útero.
No entanto, o procedimento somente é feito quando não consegue controlar a doença usando outros recursos, como uso de medicamentos hormonais ou anti-inflamatórios. Os primeiros sintomas da adenomiose uterina podem aparecer até dois a três meses depois do parto.
Sintomas
Os principais sintomas da adenomiose são dores durante a relação íntima, prisão de ventre, cólicas intensas durante ciclo, barriga inchada e dor ao evacuar. No entanto, vale ressaltar que nem sempre a condição tem sintomas que surgem após a gravidez.
O diagnóstico é feito pelo ginecologista, que observa os sintomas da paciente e, no geral, solicita uma ressonância magnética ou outro exame de imagem, como o ultrassom ou histerossonografia. As causas do problema não são muito claras, mas pode ser causada por traumas no útero, devido a algum procedimento cirúrgico no órgão, mais de uma gestação ou por causa da cesariana.