Incêndio em ala de Covid-19 de hospital sergipano deixa quatro mortos e cenário desolador

Pacientes tiveram que ser removidos às pressas de dentro da unidade; muitos inalaram fumaça.

PUBLICIDADE

Um incêndio ocorrido nesta manhã de sexta-feira (28) na ala de Covid-19 do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Aracaju, deixou ao menos quatro mortos. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

PUBLICIDADE

Inicialmente, as informações davam contam conta de que haviam feridos, mas o número de vítimas não havia sido revelado. A primeira morte comunicada foi a de uma mulher, que não resistiu durante a transferência da unidade para o Hospital de Urgência Governador João Alves Filho (Huse). A idade das vítimas não foram reveladas. 

Após ação intensa de cerca de 20 profissionais do Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas. Existem outros pacientes feridos, mas a SMS não trouxe maiores detalhes. Ao todo, 35 pacientes estavam na unidade quando o setor de tratamento à Covid-19 foi atingido pelo incêndio.

Uma força-tarefa foi montada na parte externa do hospital. Várias equipes médicas auxiliares os pacientes, funcionários da unidade e acompanhantes, uma vez que muitas pessoas inalaram fumaça dentro do hospital. Os pacientes mais graves e com necessidade de transferência urgente foram levados para hospitais referências no estado sergipano. 

Suspeitas

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as apurações iniciais dão conta de que as chamas tenham sido iniciadas no sistema de ar-condicionado da ala que atende pacientes que estão internados para tratamento à Covid-19. 

PUBLICIDADE

Diversas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região foram acionadas para ajudar no atendimento às vítimas. Defesa Civil e a Polícia Rodoviária Federal também estiveram na unidade, e o trânsito ao entorno do hospital teve que ser redirecionado. 

As imediações da unidade hospitalar foram isoladas para trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros e dos peritos.