in

Funcionário faz grave denúncia e mostra leitos amontoados com pacientes graves intubados: ‘Não tem espaço’

O funcionário fez um apelo desesperado pendindo para que liberam mais vagas para os pacientes.

G1

A pandemia do coronavírus continua fazendo milhares de vítimas no mundo todo. No Brasil, a situação ainda é caótica, apesar de ter acontecido uma queda do número de óbitos do país. Especialistas já alertam sobre uma 3ª onda da doença que está prevista para acontecer no próximo mês.

Publicidade

Um funcionário que trabalha em um hospital no município de Campinas, interior do estado de São Paulo, registrou imagens para poder fazer uma grave denúncia. Nesta última quarta-feira, 26 de maio, ele gravou um vídeo mostrando a superlotação de pacientes no Hospital Municipal Dr. Mário Gattii. As imagens registradas mostram leitos e macas amontoadas em uma sala vermelha.

O espaço acomoda casos graves da Covid-19 que estão aguardando uma vaga na UTI ou na enfermaria. A sala teria capacidade para 12 pessoas, porém estava com aproximadamente 20, inclusive, alguns dos pacientes estavam intubados, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos. A direção do hospital reconheceu que o cenário atual é crítico.

Publicidade

“Não tem espaço para andar entre uma maca e outra. Não tem espaço para dar um atendimento de qualidade pro paciente. Quando chega uma ambulância, não tem como a maca da ambulância entrar, porque não tem espaço pra andar”, disse o trabalhador da saúde. Ele ainda complementou dizendo que os pacientes intubados deveriam estar em uma Unidade de Terapia Intensiva, mas estão juntos com pacientes de outras patologias.

Publicidade

A denúncia realizada pelo funcionário da unidade frisou a falta de distanciamento que existe entre os leitos, uma das medidas essências para tentar conter o avanço do coronavírus. Ele afirmou que dentro do espaço existem pessoas com suspeita de estarem contaminadas com o vírus. O profissional aproveita para fazer um apelo desesperado e pede que liberem vagas para os pacientes. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade