Primeiro caso de variante indiana da Covid-19 é registrada no Rio de Janeiro

Passageiro desembarcou no dia 22 deste mês no Aeroporto Internacional de Guarulhos

PUBLICIDADE

No dia 22 de maio, um passageiro de 32 anos desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Confirmado pela Secretaria do Estado de São Paulo, a variante indiana chamada de B.1.617 foi identificada após o passageiro desembarcar no aeroporto e não se sentir bem. O exame foi feito no laboratório do aeroporto.

PUBLICIDADE

Sobre o passageiro contaminado

O passageiro reside na cidade Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Antes de viajar para o Brasil, foi apresentado pelo passageiro um exame negativo realizado 72 horas antes do voo, uma restrição impostas a todos os passageiros.

Ao desembarcar em Guarulhos, o homem não se sentiu bem e procurou o laboratório do aeroporto para realizar novo teste. Antes de o resultado ficar pronto, o homem viajou para o Rio de Janeiro, ficou hospedado em um hotel e no domingo viajou até Campos dos Goytacazes. Após receber o resultado do teste de Covid-19, o passageiro voltou para a capital do Rio para ficar em isolamento.

Ao finalizar o teste, o laboratório do aeroporto informou à Anvisa a confirmação da identificação para a variante indiana. Segundo a Anvisa, quando o teste ficou pronto o contaminado já teria embarcado para o Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Outros passageiros do voo

A Secretaria do Estado afirmou, que após confirmação do resultado, foram iniciadas imediatamente as medidas necessárias para identificação e localização dos outros passageiros. Foi solicitado ao aeroporto o nome de todos os seus funcionários, assim como a lista dos passageiros para realizarem o monitoramento e o devido isolamento.

Os municípios de residência dos passageiros do voo foram devidamente notificados. As equipes de vigilância do Rio também foram informadas para realizarem o acompanhamento do caso.