in

Randolfe Rodrigues quer convocar Bolsonaro para depor na CPI da Covid e clima pega fogo

Senador quer que presidente da República deponha na CPI que apura ações e omissões do Governo Federal na pandemia.

ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO / MARCOS CORRÊA/PR

A CPI da Covid-19 continua no Senado Federal e tem gerado inúmeros debates e embates entre os políticos e outras autoridades intimadas para depor. O relator da CPI é o senador Renan Calheiros (MDB-AL), ‘inimigo’ do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito já convocou nomes como o ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, e promete mais emoções nos próximos dias. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) quer que Bolsonaro preste depoimento na CPI.

Nesta quarta-feira (26), os senadores fizeram uma reunião secreta para definir os rumos das investigações e decidiram convocar alguns governadores, como os de Santa Catarina e Amazonas, para depor. Randolfe protocolou requerimento para convocar Bolsonaro.

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro é um crítico da CPI e já mandou recado para Randolfe e para Renan Calheiros. Bolsonaro ameaça, inclusive, impedir medidas restritivas nos estados via decreto. O presidente também estaria disposto a colocar o Exército na rua para que sua decisão fosse cumprida.

Publicidade

A CPI vem elevando a audiência da TV Senado e das emissoras de notícias da TV fechada que a transmitem. Se Bolsonaro for mesmo depor, a audiência deve crescer ainda mais. O presidente não correria o risco de ser preso, como Pazuello correu, e poderia rebater Renan Calheiros. A decisão deve sair nas próximas horas.  A CPI investiga ações e omissões do governo federal durante a pandemia iniciada em março do ano passado. O tema vacinas tem sido muito debatido.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!