Professor viraliza com desabafo após nenhum aluno aparecer na sala de aula online: ‘Me senti um lixo’

A postagem com o desabafo do professor acabou viralizando nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Com a pandemia do coronavírus, a maioria das escolas continua com o ensino remoto. Um professor de história e literatura que trabalha na rede privada do estado de São Paulo, Dennis Almeida, viralizou nas redes sociais após fazer um desabafo. O docente preparou uma aula para os seus alunos do ensino médico, porém quando entrou na sala virtual para dar aula não tinha nenhum estudante. Ele ligou a câmera e ninguém online.

PUBLICIDADE

“Me senti um lixo. Não pelo abandono, mas por ter sido fácil demais fazer isso”, escreveu em sua rede social o professor. A postagem acabou viralizando e teve mais de 55 mil curtidas em apenas três dias. Nos comentários, outros colegas foram solidários e muitos revelaram ter passado por situações parecidas.

Em uma entrevista ao portal de notícias G1, o professor explicou que a postagem não foi uma reclamação contra os alunos. “A questão não foi não ter ninguém – isso nunca tinha acontecido. O que me machucou foi ver a facilidade com que lidei com a situação”, desabafou o docente. Ele disse que acha importante ter uma troca entre aluno e professor e nunca havia imaginado falar sozinho para uma câmera, sem interação com ninguém seria uma boa aula, porém é isso que tem feito durante o período da pandemia.

Pelo sistema híbrido, parte da turma fica em casa e parte acompanharia as aulas virtualmente em tempo real. De acordo com o docente, no passado, ele teria ficado muito revoltado com a falta da turma toda e comunicaria de imediato a coordenação. Contudo, dessa vez simplesmente resolveu fazer a gravação da aula e deixar disponível para que os estudantes acessassem o conteúdo depois.

PUBLICIDADE

Ele disse que foi falando sozinha sem nenhum pesar e somente no final se questionou sobre a situação perguntando o que estava fazendo e como aceitou essa situação. Por fim, o professor disse que o padrão de aula que ele considera decente está lá embaixo e considera que decaiu. Dennis acredita que a mudança de postura é devido ao cansaço e desgaste provocado pela pandemia.