in

Auxílio Emergencial: governo pode prorrogar benefício em 2021; número de parcelas e detalhes são revelados

Programa tem pouco mais de um ano de criação e pode sofrer nova extensão

Agência Brasil

O Auxílio Emergencial se tornou um alento a milhares de brasileiros em tempos de crise em função da pandemia do coronavírus. Após nove meses de pagamentos no ano passado, o governo federal, diante de uma intensa pressão retomou o programa neste primeiro semestre de 2021 com quatro cotas mais reduzidas. 

Publicidade

Embora o cronograma de pagamentos ainda esteja na metade, já existe uma pressão do Congresso Nacional para que haja uma nova extensão do benefício. O governo de Jair Bolsonaro, por sua vez, já avalia a possibilidade de esticar o programa por mais tempo e adiar a reforma do Bolsa Família, que estava prevista para ocorrer a partir de agosto. As informações foram reveladas pelo jornal “O Globo” neste sábado (22).

Com o cenário ainda delicado na luta contra a Covid-19, uma vez que índice de novos casos é alto e há um atraso na aplicação das vacinas, auxiliares do governo federal classificam a continuidade do benefício como a alternativa mais eficaz de melhorar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro, bem como agradar parlamentares aliados. 

Publicidade

Em pesquisa recente divulgado pelo “Datafolha”, o índice de aprovação do chefe do Executivo recuou seis pontos em relação ao último levantamento, chegando aos 24% – pior marca registrada desde o início de seu mandato. 

Publicidade

Segundo o jornal “O Globo”, caso a situação econômica do país não avance, o Auxílio Emergencial pode ser esticado por até mais quatro parcelas.

Publicidade

Quem recebe hoje?

Segundo o cronograma da segunda parcela, a Caixa Econômica Federal (CEF) contemplará neste sábado (23) pessoas nascidas no mês de junho. O valor da cota será depositada na poupança digital para ser utilizado no aplicativo Caixa Tem para pagamentos de contas e realização de compras em estabelecimentos, como supermercados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade