Bolsonaro sobe o tom contra Lula: ‘bandido que não tem um dedo’

Presidente discursou no Piauí e subiu o tom contra Luiz Inácio Lula da Silva.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou durante evento no Piauí, nesta quinta-feira (20), e subiu o tom contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve concorrer à presidência da República em 2022 e se coloca como concorrente mais forte de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

“Um bandido que não tem um dedo falou há pouco que ia dar auxílio emergencial de R$ 600 para todo mundo. Por que não fez lá atrás com o Bolsa Família?”, questionou Bolsonaro. O presidente disse na sequência a média do Bolsa Família é de R$ 190.

Bolsonaro indicou que quer aumentar o valor do benefício após o pagamento das quatro parcelas do Auxílio Emergencial, que estão sendo pagas desde o mês passado. Este benefício, aliás, alcançou milhões de brasileiros desde o ano passado. No discurso no Piauí, Bolsonaro também elogiou o partido Progressistas e pode se filiar à legenda para concorrer em 2022.

Bolsonaro x Lula em 2022

Pesquisas de intenção de votos de institutos como Paraná Pesquisas e Datafolha apontam que Jair Bolsonaro e Lula devem chegar ao segundo turno em 2022. Os dois são os mais fortes concorrentes. Lula, cujas condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está flertando com o eleitorado desde que foi decretada sua liberdade..

PUBLICIDADE

Desde que a reeleição foi instituída, durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o presidente em exercício consegue a reeleição. Foi assim com FHC, depois com o próprio Lula, eleito em 2002 e reeleito em 2006. Dilma Roussef (PT) repetiu a dose em 2010 e 2014, mas sofreu impeachment dois anos depois.