in

Bebê nasce com anticorpos contra a Covid, e mãe celebra: ‘Felizes e emocionados’

A mãe contou que não teve nenhum tipo de receio ao ser imunizada contra a Covid.

G1

A notícia que um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 ganhou manchete na mídia. A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde de Tubarão, que fica localizada no Sul de Santa Catarina. Talita Mengali Izidoro, mãe da criança, é médica e trabalha em um posto de saúde do município. Ela recebeu a vacina quando estava com 34 semanas de gravidez.

Publicidade

“Ficamos felizes e emocionados e que sirva de incentivo a outras gestantes. É uma dose de esperança a todos”, disse a mãe do bebê. O pequeno Enrico nasceu em abril e o teste que comprovou a presença dos anticorpos foi feito dois dias depois. O exame foi avaliado por médicos diferentes e incluíram o obstetra que acompanhou a gestação do pequeno, a mãe que é médica, o secretário de saúde do município e também profissionais do laboratório que realizaram o procedimento.

Após a constatação, a família resolveu mandar o exame para especialistas que confirmaram o fato. A descoberta será documentada em um artigo cientifico que já está sendo elaborado. O bebê está sendo acompanhado e será submetido a novos exames quando completar três e seis meses de vida. O objetivo é fazer a avaliação se a criança continua com a presença de anticorpos no sangue.

Publicidade

A duração da proteção de um anticorpo nos pequenos é algo desconhecido atualmente. O secretário de saúde espera que com a amamentação, o bebê aumente os níveis dos anticorpos em seu organismo. Apesar do bom resultado, a família segue mantendo todos os cuidados necessários para evitar a contaminação contra a Covid.

Publicidade

A mãe do bebezinho contou que o imunizante que recebeu foi o Coronavac. Ela tomou a decisão de receber a vacina em conjunto com o seu obstetra, que estava acompanhando o pré-natal. A médica disse que não deixou de trabalhar na gestação, atuando na linha de frente no combate à pandemia. Ela ressaltou que não teve nenhum receio de tomar a vacina, pois acreditou que somente teria benefícios.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.