in

Covid-19: Brasil acende alerta vermelho após registrar primeiros casos da variante indiana do coronavírus

Os casos da variante indiana no Brasil já foram confirmados, e os infectados seguem em observação.

A Crítica/G1

O Brasil registrou seus primeiros casos confirmados da variante indiana do coronavírus, a B.1.617. No Maranhão, seis pessoas que chegaram ao território brasileiro a bordo do navio MV Shandong da Zhi tiveram o diagnóstico positivo para a variante oriunda da Índia. A embarcação está atracada no litoral do estado maranhense.

Publicidade

O secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, confirmou os diagnósticos na manhã desta quinta-feira (20).

Um dos casos confirmados é um tripulante indiano de 54 anos, que acabou necessitando de auxílio médico e foi levado de helicóptero para um hospital particular no dia 13 de maio.

Publicidade

Ao todo, são 15 pessoas que estavam no navio e tiveram sintomas da Covid-19, precisando ser submetidas ao teste que aponta a presença do coronavírus. Segundo o secretário de saúde, os estudos genômicos de seis amostras foram realizados, constatando que as seis eram, de fato, a variante indiana.

Publicidade

Por conta da descoberta, a tripulação do MV Shandong da Zhi segue isolada, enquanto o navio permanece ancorado, uma vez que não possui a permissão necessária para atracar na costa maranhense.

Publicidade

Além das medidas tomadas em relação às seis pessoas que tiveram a cepa indiana confirmada, o secretário também esclareceu que 100 pessoas que em algum momento tiveram contato com os infectados seguirão isoladas e em acompanhamento, além de serem submetidas ao teste de Covid-19.

“A variante já estava presente em 51 países e aqui na América do Sul só estava presente na Argentina. O Brasil acaba sendo o segundo país da América do Sul com confirmação da cepa”, afirmou Carlos Lula.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.