O presidente Jair Bolsonaro conversou com apoiadores na manhã desta segunda-feira, 17 de maio, no famoso “cercadinho” do Palácio da Alvorada, e chamou de “idiotas” as pessoas que ainda optam por ficar em casa e se proteger da Covid-19, doença que já matou mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo, 435 mil só no Brasil.
Durante a conversa, Bolsonaro enalteceu o agronegócio e disse que o homem do campo garantiu alimento para aqueles que deixaram de sair às ruas.
“O agro realmente não parou. Tem uns idiotas aí, o ‘fique em casa’. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome. Daí, ficam reclamando de tudo”, disse Bolsonaro.
Assista:
Alguma dúvida de quem é o verdadeiro idiota? pic.twitter.com/WISX2Jm2ZA
— Brunno Melo (@BrunnoMeloCBN) May 17, 2021
Bolsonaro não esconde ser contra o uso de máscaras e ainda faz discursos defendendo medicamento sem eficácia comprovada no combate à Covid-19. O presidente também já provocou aglomerações por diversas vezes.
A importância do isolamento social no combate à Covid-19
O isolamento é a medida mais efetiva para impedir o avanço do coronavírus e tem sido uma das principais recomendações de órgãos, como a Organização Mundial da Saúde. A doença é transmitida ao ter contato com secreções de pessoas contaminadas, através de espirro ou partículas de saliva.
Outra maneira eficaz de conter o avanço é o uso de máscaras, que servem como uma espécie de barreira para evitar o contato com as partículas.
Se você necessita sair de casa para trabalhar, siga todas as recomendações de higiene pessoal, use máscara e evite locais fechados e com aglomeração de pessoas.