in

No Dia Mundial da Hipertensão, especialistas ensinam a reduzir a pressão sanguínea

Aprenda técnicas para diminuir a pressão sanguínea e melhorar a saúde do hipertenso.

Veja

O dia 17 de maio é considerado como o Dia Mundial da Hipertensão. Essa doença é a responsável pela morte de mais de 400 pessoas por dia no Brasil e preocupa as autoridades de saúde. Por isso, é importante que toda a população com mais de 20 anos investigue se possui o problema, para que o tratamento seja iniciado imediatamente. Essa é uma doença sem cura e faz parte da lista de comorbidades incluídas na lista de prioridade de vacinação da Covid-19.

Publicidade

Dia Mundial da Hipertensão

Mas, se você já sabe que possui a doença pode tentar maneiras de diminuir a pressão sanguínea e ter uma melhor qualidade de vida. Comece fiscalizando os alimentos que estão sendo ingeridos na sua alimentação e evite o uso de comidas com muito sódio. Prefira alimentos frescos e sem conservantes.

Outro passo para melhorar sua hipertensão é perder peso. Recentes estudos apontam que uma perda moderado do peso corporal pode melhorar a hipertensão de maneira considerável, então se esforce para perder aqueles quilos que estão te fazendo mal.

Publicidade

Especialistas também recomendam a prática de exercícios moderados. Então, busque praticar caminhadas ao ar livre, ande de bicicleta, faça natação e se livre do sedentarismo. Isso pode contribuir para uma melhora na sua saúde e diminuição da pressão sanguínea, além de diminuir os riscos de infarto e outros problemas cardiovasculares.

Publicidade

Como diminuir a pressão sanguínea

Limitar o consumo de bebidas alcoólicas é outro fator importante para a melhora da saúde do hipertenso. Limite seu consumo diário de bebidas à 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 45ml de bebidas destiladas. Tudo em excesso faz mal, mas para o hipertenso o dano é ainda maior. Estabeleça também uma rotina de sono de pelo menos oito horas por noite e veja resultados satisfatórios.

Publicidade

Mas não se esqueça, é de extrema importância que os remédios que o médico passou para controlar a pressão sejam ingeridos diariamente no horário certo. Com esses cuidados sua saúde estará protegida e sua pressão ficará controlada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.