in

49% dos brasileiros apoiam o impeachment de Bolsonaro; 46% são contra, aponta nova pesquisa

Pela primeira vez o grupo a favor do impeachment do presidente Bolsonaro aparece numericamente à frente do grupo contrario a medida.

Anderson Riedel/Fotos Públicas

Neste sábado, 15, foi divulgada uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que mostra que 49% da população brasileira apoia o impeachment do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Enquanto isso, 46% dos brasileiros dizem contrários ao impeachment do atual mandatário.

Publicidade

Essa nova pesquisa mostra um crescimento da rejeição a Bolsonaro. Isso porque, em março de 2021, uma outra pesquisa foi feita que indicava que 46% dos brasileiros se declararam a favor do impeachment de Bolsonaro. Desta forma, fica evidente uma inversão de posições.

De acordo com informações divulgadas em uma séria de sondagens feitas pelo Datafolha, em janeiro deste ano o impeachment chegou a ser rejeitado por 53% do total de entrevistados. Na ocasião, 42% dos brasileiros apoiavam a cassação do mandato de Bolsonaro.

Publicidade

Segundo o próprio Datafolha, esta nova pesquisa fica marcada como sendo a primeira vez em que os brasileiros favoráveis ao impeachment do presidente aparecem de forma numérica à frente o grupo que se declarou contra a medida.

Publicidade

Contudo, mesmo diante da vantagem divulgada pela pesquisa, vale ressaltar que a situação pode ser encarada como um empate técnico, isso levando em consideração que a oscilação ainda está dentro da margem de erro dos dados, que são de dois pontos percentuais. Além disso, vale lembrar ainda que a pesquisa acumula um nível de confiança de 95%.

Publicidade

Para chegar nas informações divulgadas, o órgão entrevistou um total de 2.071 pessoas de todo o país entre os dias 11 e 12 de maio. Todo o processo foi realizado de forma presencial.

Publicidade