in

Aranhas ‘gigantes’ deixam moradores em pânico em cidade brasileira; picada é dolorosa

Vários moradores relataram a visita indesejada da aranha gigante em prédios da capital mineira.

EM

O aparecimento de aranhas gigantes em uma cidade brasileira tem deixado moradores em pânico. “Eu iria embora e deixava elas ficarem com a casa. Passava até a escritura para o nome delas”, esse é apenas um dos comentários sobre o fato que repercutiu nas redes sociais dos aracnídeos robustos.

Publicidade

As aranhas gigantes estão aparecendo no Bairro Buritis, que fica localizado na Região Oeste da cidade de Belo Horizonte. Moradores da região relatam que os prédios estão sendo invadidos pelos bichinhos, que são do tamanho de uma mão aberta de uma pessoa adulta. Especialistas, que foram consultados sobre o fato, explicam que as aranhas podem ser agressivas e terem picada dolorosa, porém não existe motivo para alarde, já que o veneno é moderadamente tóxico.

A postagem da visitante indesejada foi compartilhada por Flávia Prado na internet. Inclusive, ela fala sobre a preocupação com as aranhas e relata que já é terceira que aparece no local. O post da administradora teve vários compartilhamento e milhares de curtidas e comentários. Outras pessoas que moram na localidade também relataram o aparecimento dos bichinhos em suas residências.

Publicidade

Publicidade

O aracnólogo Adalberto Santos, que faz parte da equipe do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, fez uma análise da aranha e frisou os cuidados que são necessários ao encontrar um bicho desse tamanho dentro da residência.

Publicidade

O aracnólogo explicou que o exemplar encontrado no Buritis é o gênero phoneutria, conhecido como aranha armadeira. Ele disse que o contato com a aranha pode ser perigoso, pois ela possui um veneno neurotóxico, isso quer dizer que provoca muita dor na pessoa picada. Além de outros sintomas como taquicardia e vômito. Os pequenos e animais de estimação têm um risco maior. Em caso de picada é importante procurar o hospital.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.