O atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão na frente nas pesquisas de intenção de votos para 2022. Último levantamento publicado pela revista Veja mostra Bolsonaro na liderança, com 32,7% dos votos.
Lula, que poderá concorrer depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações no âmbito da Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, aparece na segunda posição. O ex-presidente (2003-2010) tem 29,3% dos votos. Os dois são os mais fortes concorrentes para as eleições do ano que vem.
Atrás deles aparece Ciro Gomes (PDT), com 6,2%. Na sequência, o apresentador Luciano Huck contabiliza 5,8%. Huck deve assumir horário nos domingos da TV Globo, após saída de Faustão, marcada para o fim do ano, e não deve se candidatar à presidência.
Logo atrás aparece o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, com a mesma porcentagem de votos de Luciano Huck. João Doria (PSDB), com 3,6%, João Amôedo (Novo), com 2,6, e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, com 1,4%, completam a lista. Entre os entrevistados, 3,8 não sabe ou não respondeu em que vai votar. Quase 9% (8,8) votará branco ou nulo.
Bolsonaro vence concorrentes no segundo turno
No segundo turno das eleições presidenciais, Bolsonaro vence Lula (42,5 a 39,8), Ciro Gomes (43,4 a 35,3) e também João Doria (42,6 a 31,3). Os dados são do levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas para a revista Veja. Ainda falta mais de um ano para as eleições de 2022, mas a disputa já começou.