Pai fica impactado ao descobrir que tem ossos de vidro após filha de 1 ano ser diagnosticada com mesma doença

Criança sofreu a primeira fratura quando ainda estava dentro do ventre da mãe.

PUBLICIDADE

Um pai acabou se surpreendendo ao descobrir que tem a mesma doença da filha. O homem de 36 anos acompanhava a menina durante as consultas ortopédicas. O objetivo era investigar as várias fraturas ósseas da pequena. Ambos foram diagnosticados com a doença que é conhecida popularmente como ossos de vidro.

PUBLICIDADE

A família é moradora da cidade de Guarujá, que fica localizada na região litorânea do estado de São Paulo. Eles tiveram que se adaptar para conseguir evitar que novos acidentes aconteçam com a menina, que sofre da forma mais grave da enfermidade. Maria Helena da Silva tem apenas um aninho e quatro meses de vida e teve a primeira fratura no fêmur antes mesmo do seu nascimento.

Atualmente, a menina já teve três fraturas e infelizmente ela nasceu com a doença crônica. A condição trouxe surpresas para a família, que acabou descobrindo que o pai tem a mesma patologia. “Na minha infância e adolescência, eu também tive vários casos de fraturas, porém, nunca foi descoberto, nunca imaginaram o que poderia ser”, explicou Elias Santos, que é pai da pequena Maria Helena.

Com o tempo, o auxiliar de serviços mudou o seu estilo de vida e começou a ter mais cuidados para evitar sofrer mais. Como não teve mais problemas, ele nunca procurou por ajuda profissional para poder saber o que realmente tinha. A informação somente veio durante o acompanhamento da menina, que foi diagnosticada com osteogênese imperfeita.

PUBLICIDADE

A osteogênese é uma condição hereditária e, no caso do auxiliar de serviços, ele tem a doença grau leve, porém é importante que tenha um acompanhamento médico para evitar problemas quando for mais velho. O pré-diagnóstico da pequena foi feito baseado nas características da enfermidade. A primeira fratura ocorreu dentro da barriga da mãe e, quando nasceu, teve que colocar gesso. Os ossos da garotinha são tão frágeis que o simples fato de sustentar o próprio corpo pode fazer com que acabem quebrando.