in

Pai fica impactado ao descobrir que tem ossos de vidro após filha de 1 ano ser diagnosticada com mesma doença

Criança sofreu a primeira fratura quando ainda estava dentro do ventre da mãe.

G1

Um pai acabou se surpreendendo ao descobrir que tem a mesma doença da filha. O homem de 36 anos acompanhava a menina durante as consultas ortopédicas. O objetivo era investigar as várias fraturas ósseas da pequena. Ambos foram diagnosticados com a doença que é conhecida popularmente como ossos de vidro.

Publicidade

A família é moradora da cidade de Guarujá, que fica localizada na região litorânea do estado de São Paulo. Eles tiveram que se adaptar para conseguir evitar que novos acidentes aconteçam com a menina, que sofre da forma mais grave da enfermidade. Maria Helena da Silva tem apenas um aninho e quatro meses de vida e teve a primeira fratura no fêmur antes mesmo do seu nascimento.

Atualmente, a menina já teve três fraturas e infelizmente ela nasceu com a doença crônica. A condição trouxe surpresas para a família, que acabou descobrindo que o pai tem a mesma patologia. “Na minha infância e adolescência, eu também tive vários casos de fraturas, porém, nunca foi descoberto, nunca imaginaram o que poderia ser”, explicou Elias Santos, que é pai da pequena Maria Helena.

Publicidade

Com o tempo, o auxiliar de serviços mudou o seu estilo de vida e começou a ter mais cuidados para evitar sofrer mais. Como não teve mais problemas, ele nunca procurou por ajuda profissional para poder saber o que realmente tinha. A informação somente veio durante o acompanhamento da menina, que foi diagnosticada com osteogênese imperfeita.

Publicidade

Publicidade

A osteogênese é uma condição hereditária e, no caso do auxiliar de serviços, ele tem a doença grau leve, porém é importante que tenha um acompanhamento médico para evitar problemas quando for mais velho. O pré-diagnóstico da pequena foi feito baseado nas características da enfermidade. A primeira fratura ocorreu dentro da barriga da mãe e, quando nasceu, teve que colocar gesso. Os ossos da garotinha são tão frágeis que o simples fato de sustentar o próprio corpo pode fazer com que acabem quebrando.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.