Enorme foguete chinês está fazendo uma descida descontrolada e deve cair na Terra até sábado

Os destroços do foguete, que pode pesar mais de 20 toneladas, provavelmente irão espirrar no mar, mas sua trajetória também passa por áreas urbanas.

PUBLICIDADE

Um foguete enorme lançado recentemente pela China no espaço está totalmente fora de controle e deve cair na Terra neste sábado, 08 de maio.

PUBLICIDADE

A entrada caótica na atmosfera vem causando preocupações, já que há riscos de um possível impacto em área povoada. Os destroços do foguete podem pesar mais de 20 toneladas.

O foguete foi utilizado no lançamento de um módulo que marca o início do plano de Pequim, de construção de uma estação espacial que deve ficar completa no fim de 2022. Assim que o módulo foi posicionado na órbita, o primeiro estágio do foguete alcançou velocidade orbital e não reentrou na área determinada previamente.

O trajeto da aeronave está sendo acompanhado pelos Estados Unidos. Para acompanhar a reentrada da aeronave, o país montou uma verdadeira operação militar. Infelizmente, o local exato da queda só pode ser determinado algumas horas antes, informou o Esquadrão de Controle Espacial norte-americano.

Os especialistas acreditam que os destroços serão destruídos logo assim que entrar na atmosfera, mas a preocupação gira em torno do fato de que algumas partes podem não se desintegrar e atingir em cheio alguma região.

PUBLICIDADE

Em entrevista à CNN, Jonathan McDowell, astrofísico do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard, comentou o assunto. “O risco de haver algum dano ou que os detritos atinjam alguém é bem pequeno — não negligenciável, porque pode acontecer —, mas a chance de cair em você é incrivelmente pequena”.