in

Caso Henry: além de Jairinho e Monique, babá pode ser indiciada? Falso testemunho é crime

Mentir durante depoimento à polícia é crime, de acordo com o artigo 342 do Código Penal Brasileiro.

Arquivo pessoal Thayná de Oliveira Ferreira

Babá de Henry Borel, menino de quatro anos morto na madrugada do dia 8 de março, Thayná de Oliveira Ferreira mentiu no primeiro depoimento que prestou à polícia. Ao ser interrogada sobre a morte da criança, ela não revelou que sabia que o menino era agredido pelo padrasto, Jairo Souza Santos Júnior, o vereador Dr. Jairinho.

Publicidade

Após perícia em aparelhos celulares, os investigadores da 16ª DP da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, descobriram que Thayná havia mandado mensagem para a mãe de Henry, Monique Medeiros, no dia 12 de fevereiro, após Jairinho se trancar no quarto com o menino e ele deixar o local mancando e reclamando de dores.

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) mostraram a gravidade das lesões sofridas por Henry. Monique e Jairinho foram presos e o delegado Henrique Damasceno, da 16ª DP, deixou praticamente claro que eles devem ser indiciados por homicídio duplamente qualificado. 

Publicidade

A pergunta que fica no ar é se a babá também corre o risco de ser indiciada. Falso testemunho é crime, de acordo com o artigo 342 do Código Penal Brasileiro. “Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral”, diz a lei.

Publicidade

Babá se retratou e prestou novo depoimento

Após toda a repercussão do caso e de a polícia descobrir que Thayná havia mentindo, ela retornou à 16ª DP da Barra da Tijuca e prestou novo depoimento. Neste cenário, a lei diz que o falso testemunho deixa de ser punível se a pessoa se retratar ou declarar a verdade antes da sentença do processo. Foi o que fez Thayná. Tudo indica que ela não será indiciada.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!