Em São Paulo, variante da Covid-19 acelera a intubação de jovens; cuidado é necessário

Secretário de Saúde afirma que jovens são intubados logo após darem entrada nos hospitais.

PUBLICIDADE

São Paulo teve que modificar sua orientação para aquelas pessoas que são infectadas pela Covid-19. Antes o protocolo era permanecer em casa e somente procurar ajuda caso surgissem sintomas graves, contudo, com o avanço da variante brasileira P.1, a Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo sugere que a pessoa infectada procure ajuda médica logo no primeiro sintoma. 

PUBLICIDADE

A pasta de Saúde da capital paulista informou que a mudança abrupta de decisão se deve somente a nova variante do coronavírus, pois ela tem a capacidade de causar um agravamento mais rápido no estado de saúde do paciente, além de estar infectando mais jovens que permanecem internados em leitos de UTI por mais tempo. De acordo com o secretário de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, há relatos de jovens que chegam as unidades de saúde e menos de 24 horas depois já se encontram intubados.

Edson Aparecido ainda declarou que a variante P.1 se encontra em cerca de 80% dos infectados pelo coronavírus no mês de março em São Paulo, e, que no Rio de Janeiro a estimativa é que todas as pessoas infectadas no mês de abril foram pela nova variante brasileira. A variante P.1 é mais contagiosa, pois desenvolveu mecanismos que facilitam a sua invasão nas células humanas, tal mutação pode estar ligada a maior taxa de internações e o maior número de óbitos.

A preocupação de São Paulo se justifica diante de tudo que temos visto em diversas partes do país. A evolução mais rápida, um alastramento muito maior e mudança no perfil de casos, atingindo também pessoas mais jovens“, declarou o virologista Fernando Spilki.

Uma grande preocupação é que a Covid-19 vem atingindo os mais jovens com a mesma força que atingia os idosos, e normalmente por possuírem um organismo mais forte os jovens demoram a procurar atendimento médico o que pode agravar o estado de saúde e levar a morte.

PUBLICIDADE