in

Caso Henry: futuro de Jairinho como parlamentar pode ser decidido na próxima segunda-feira (26)

O inquérito contra Jairinho foi enviado para apreciação do Conselho de Ética da Câmara, que votará a cassação em nova reunião.

O Globo/Montagem: Higor Mendes

Nesta quarta-feira (21), o inquérito policial contra o Dr. Jairinho, ex-integrante da bancada do Solidariedade, foi enviado para apreciação dos vereadores que integram o Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio.

Publicidade

A representação que solicita a cassação do vereador deverá ser apresentada na próxima reunião do Conselho, marcada para a próxima segunda-feira (26). De acordo com Alexandre Isquierdo, presidente da comissão que decidirá o futuro de Jairinho como parlamentar, todos os integrantes devem assinar o documento.

O inquérito policial da conta de que o menino Henry Borel, de apenas 4 anos de idade, filho de Monique Medeiros e enteado de Jairinho, foi assassinado no dia 8 de março após uma série de agressões ocorridas na madrugada do dia em questão. O vereador é o suspeito de ter cometido a violência contra a criança.

Publicidade

“Uma situação como a de Flordelis não se repetirá na Câmara Municipal”, disse o vereador Chico Alencar (PSOL), se referindo ao fato de que a deputada federal citada por ele é acusada de mandar matar o próprio marido, porém, tem marcado presença nas sessões do Congresso fazendo uso de tornozeleira eletrônica.

Publicidade

No entanto, diferente do caso Flordelis, os vereadores não são beneficiados com a imunidade parlamentar e, por conta disso, Jairinho está preso e está temporariamente afastado de suas funções como vereador, até que a Casa decida o que será feito de seu mandato.

Publicidade

Para Alexandre Isquierdo (DEM), é quase impossível que o vereador consiga reverter a situação a seu favor, além disso, o presidente do Conselho também acredita que o afastamento definitivo de Jairinho ocorra em até 60 dias.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.