in

Menina de 4 anos desenvolve síndrome rara durante infecção por Covid-19; caso raro intriga médicos

A menina de 4 anos está internada há mais 40 dias em São Paulo por causa da síndrome.

G1

Uma menina de apenas quatro anos de idade está sofrendo as consequências da Covid-19. A pequena está hospitalizada há mais de 40 dias na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. Ela contraiu a síndrome hemolítica urêmica juntamente com o vírus. Especialistas da unidade onde a pequena faz o tratamento disseram a mãe que este é o segundo caso no mundo de uma criança que teve combinação de coronavírus com a síndrome.

Publicidade

Fabiana Romero, médica intensivista que está acompanhando o caso, disse que essa é uma situação atípica. “Os sintomas começaram no dia 4 de março e a confirmação da Covid-19 no dia 6 do mês passado. Precisou ser internada já no dia 7. Apesar de ainda estar na UTI, o estado clínico dela é bom, mas precisa fazer diálise porque a síndrome atacou os rins”, desabafou Tamiris Pecorari, mãe da criança.

A equipe chegou a cogitar uma transferência da menina para o Hospital das Clínicas, da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, porém conforme explicação da médica que acompanhava o caso foram os pais da menina que se deslocaram até o município vizinho para poder fazer treinamento de diálise domiciliar na filha.

Publicidade

A especialista explicou que a síndrome é uma enfermidade vascular provocada a partir de uma infecção bacteriana. A doutora Fabiana ainda explicou que o trauma provocado pela bactéria é o que provoca danos ao organismo, rasgando as hemácias e consumindo as plaquetas, levando o rima à falência.

Publicidade

O caso da menina é considerado atípico, já que a recuperação da pequena paciente acabou demorando muito além daquilo que é habitual. Além disso, a existência da Covid-19 juntamente com a síndrome deixou a equipe médica intrigada, pois não se sabe ao certo se uma doença teria levado a outra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.