in

Júri declara Derek Chauvin culpado pela morte de George Floyd

Ao todo, Chauvin foi considerado culpado por três crimes no caso que culminou na morte de George Floyd.

G1

Nesta terça-feira (20), o ex-policial Derek Chauvin foi declarado culpado pela morte de George Floyd, homem negro asfixiado até a morte durante uma abordagem policial, em Mineápolis, nos Estados Unidos, em maio de 2020. Na ocasião, o policial permaneceu pressionando o pescoço da vítima com o joelho, culminando na morte de Floyd.

Publicidade

O juri, composto por 12 jurados, estava reunido para debater entre si e chegar a uma conclusão a respeito do caso desde segunda-feira (19). Antes disso, diversas testemunhas foram ouvidas durante o processo, além da defesa e a acusação. Chauvin se recusou a presar depoimento no tribunal.

Foram julgadas três acusações de crimes cometidos pelo ex-policial, que acabou sendo considerado culpado de todas. São elas: homicídio culposo, negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de George, e causar a morte, sem intenção, por meio de atitude perigosa, sem consideração pela vida humana.

Publicidade

Nos Estados Unidos é comum que o réu saia do julgamento sem saber a pena estipulada, que só é divulgada dias depois. Assim que foi anunciada a condenação, Chauvin deixou o local algemado.

Publicidade

Outros três policiais também tiveram participação na morte, todavia, a expectativa maior estava sobre o julgamento de Derek, que foi o agente flagrado com o joelho sobre o pescoço de Floyd. Quanto aos outros, eles deverão estar frente a frente com o juri em agosto.

Publicidade

Durante o processo, a defesa de Chauvin tentou argumentar que a morte de George teria se dado por conta do uso de drogas e que a forma como o policial o conteve estaria dentro dos padrões da polícia. Todavia, os argumentos foram contrariados tanto por exames clínicos quanto por depoimentos de chefes de polícia e legistas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.