O vereador Jairo Souza Santos Júnior, que até recentemente pertencia ao partido Solidariedade, está preso em Bangu 8. O político, assim como a namorada, a professora Monique Medeiros Costa e Silva, foram capturados pela polícia no dia 8 deste mês.
Jairinho, como é chamado popularmente o vereador, está sendo investigado pelo assassinato do menino Henry Borel Medeiros. O garoto, que tinha quatro anos de idade, foi levado para um hospital particular do Rio de Janeiro na madrugada de 8 de março de 2021, onde a equipe já o declarou em óbito.
Henry apresentou, de acordo com exames realizados em seu corpo, uma série de lesões e lacerações condizentes com uma agressão. Jairinho se tornou o principal suspeito pela morte da criança, com quem morava em um condomínio de classe média alta do Rio de Janeiro.
Após a repercussão do caso, algumas mulheres que tiveram relacionamentos com Jairinho se manifestaram, afirmando também terem filhos agredidos pelo parlamentar. Uma delas se disse amante do vereador e que apanhou dele enquanto estavam juntos.
Diante da polêmica envolvendo o nome de Jairinho, o Solidariedade decidiu expulsar o vereador. Nesta segunda-feira (19/04), presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado, afastou o político da presidência da Comissão de Justiça e Redação, a mais importante da Casa.
A formalização da decisão de retirar Jairinho o partido Solidariedade foi realizada na sexta-feira passada. O vereador deve ficar detido, no mínimo, trinta dias. Ele foi acusado de estar atrapalhando as investigações da polícia.