in

Especialista prevê bomba-relógio com a aceleração da Covid-19 no Brasil

Para especialista, reabertura de atividades e flexibilização acontecem cedo demais.

REUTERS/Amanda Perobelli / BBC News Brasil

O Brasil apresenta uma forte aceleração no número de casos positivos da Covid-19. Segundo o cientista de dados Isaac Schrarstzhaupt, o país está parecendo um “foguete subindo a 10 mil quilômetros por hora até a estratosfera”.

Publicidade

O cientista aponta que após um cenário de casos no início de 2021 com o número de transmissão do vírus e a lotação de UTIs pelo país, alguns Estados brasileiros já estão flexibilizando as restrições que tem como objetivo diminuir a circulação do vírus que mata em média 3 mil brasileiros por dia.

O especialista avalia que essas medidas de restrição estão sendo deixadas de lado de uma forma muito precipitada, considerando que a situação atual ainda é bastante crítica, com uma alta ocupação de leitos hospitalares e o crescente número de mortes diárias pela doença.

Publicidade

Schrarstzhaupt aponta uma média dos últimos sete dias que mostra 65 mil novos casos diários e o número de óbitos chegando a quase 3 mil mortes. “Flexibilizar agora vai criar uma explosão muito maior de casos. O Brasil só deu uma respirada, encheu pulmão de ar e já vai voltar a mergulhar de novo. Não deixou cair o número de casos para valer”, opina o cientista de dados.

Publicidade

Não é somente Schrarstzhaupt que afirma que as medidas restritivas estão sendo descartadas cedo demais. Especialistas de todo o país chegam a pedir um “lockdown nacional” que são medidas sanitárias mais restritivas para um prazo de três semanas e assim podem diminuir consideravelmente o número de novos casos.

Publicidade

No último sábado o país registrou 2.865 mortes, em relação ao número de casos positivos, foi alcançada a assustadora marca de 13.900.134.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .