in

Bolsonaro poderá passar pela quinta cirurgia por conta do atentado a faca sofrido em 2018

Ao todo, o presidente da República já passou por quatro procedimentos em razão da facada durante ato com eleitores.

BBC Brasil

De acordo com a informação divulgada pelo próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, ele poderá vir a passar pela quinta cirurgia por conta do atentado a faca sofrido por ele em 2018, durante sua campanha eleitoral.

Publicidade

O primeiro procedimento cirúrgico pelo qual o chefe do executivo passou após a facada foi realizado no mesmo dia do atentado, em um hospital de Juiz de Fora, local do incidente. Participaram da intervenção cinco médicos cirurgiões e dois anestesistas, além de enfermeiros e técnicos em enfermagem, que foram essenciais para a sobrevivência do presidente.

Durante a cirurgia, Bolsonaro precisou receber quatro bolsas de sangue, além de ter recebido a implantação de uma bolsa de colostomia.

Publicidade

Alguns dias depois, já no hospital Albert Einstein, em São Paulo, Bolsonaro passou por uma segunda intervenção cirúrgica. O corte da primeira operação foi reaberto pelos médicos, que encontraram uma obstrução na alça do intestino delgado, no quadrante esquerdo do abdômen do mandatário.

Publicidade

A terceira intervenção ocorreu em janeiro de 2019, quando o presidente retornou ao Einstein para realizar a retirada da bolsa de colostomia e ligamento do intestino.

Publicidade

Já em setembro do mesmo ano, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, ocorreu a quarta cirurgia, realizada para correção de uma hérnia que surgiu no local dos procedimentos anteriores. Nesta os médicos também implantaram uma tela de polipropileno para correção da hérnia removida.

Outros dois procedimentos foram realizados em 2020, porém, sem relação com o atentado à sua vida. Uma vasectomia em janeiro e a retirada de um cálculo na bexiga em setembro.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.