Agências americanas recomendam pausa na aplicação de vacina contra a Covid-19 após casos de coágulos cerebrais

Seis casos de coágulos no seio venoso cerebral acenderam um alerta nas agências, que recomendaram pausa nas aplicações.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (13), duas agências federais americanas, a FDA e o CDC, recomendaram a pausa imediata da aplicação do imunizante da Johnson contra a Covid-19 no país. A recomendação veio após 6 casos confirmados de coágulos raros em pacientes que receberam a vacina.

PUBLICIDADE

Cerca de 6,8 milhões de doses da mesma já foram administradas em cidadãos americanos. Os casos de coágulo representam apenas 0,0000882353% das pessoas imunizadas, ou seja, menos de um caso a cada milhão de aplicações.

Atualmente, apenas a Johnson oferece a vacina em dose única. Além disso, a empresa já recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para sua distribuição para os brasileiros, porém, sua aplicação ainda não foi iniciada.

Todos os casos de coágulos que ocorreram nos Estados Unidos foram registrados em mulheres entre 18 e 48 anos de idade e os sintomas ocorreram de 6 a 13 dias após a administração do imunizante.

Em publicação no Twitter, a FDA (Food and Drug Administration), equivalente à Anvisa, informou que a recomendação para a pausa estaria sendo feita por “excesso de cuidado”. Além disso, a agência informou que, junto ao CDC, está revisando as informações a cerca dos casos.

PUBLICIDADE

O coágulo associado a aplicação da vacina trata-se de uma trombose do seio venoso cerebral, que ocorreu em combinação com baixos níveis de plaquetas sanguíneas. A enfermidade se dá quando um coágulo de sangue se forma nos seios venosos do cérebro, impedindo a drenagem do sangue do órgão. O resultado disso pode ser o rompimento e, consequentemente, o vazamento de sangue para os tecidos cerebrais, acarretando em uma hemorragia.