Um voo da companhia aérea Azul decolou na tarde desta segunda-feira (12) do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em direção a Campinas, em São Paulo, porém, precisou realizar uma manobra de pouso de emergência no Aeroporto do Galeão, ainda no Rio de Janeiro, após um dos pilotos reportar a presença de fumaça dentro da aeronave e um forte cheiro de queimado.
A Diretoria de Qualidade e Segurança Operacional da Azul informou em circular enviada aos tripulantes que, após a identificação da ocorrência, os pilotos iniciaram o pouso da aeronave com declaração de emergência.
De acordo com o informe, a fumaça cessou durante a manobra de descida e dois passageiros acabaram se sentindo mal durante todo o incidente e necessitaram de suporte do serviço de saúde do aeroporto.
Em nota divulgada à imprensa, a companhia aérea responsável pela aeronave, a Azul, informou que, por conta de problemas técnicos, o voo AD4040 (Santos Dumont-Campinas) acabou precisando alterar o itinerário para o aeroporto do Galeão
A empresa também ressaltou que tanto o pouso quanto o desembarque ocorreram normalmente e que todos os passageiros foram realocados para outro voo que saiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, ainda nesta noite.
Além disso, a Azul lamentou todo e qualquer aborrecimento causado e destacou que está prestando a assistência de acordo com o previsto pela Anac em sua resolução de número 400. A companhia acrescentou reforçando que ações como esta são de extrema importância para a garantia da segurança operacional.