in

Empresário suspeito de golpe de mais de R$ 1 bilhão é preso no Distrito Federal

Um mandado de prisão foi expedido ainda em novembro de 2020 e, nesta segunda-feira (12), o suspeito foi preso.

Divulgação/Polícia Militar de Goiás

Nesta segunda-feira (12), foi preso pela Polícia Militar, em Niquelândia, região norte de Goiás, o empresário Ronaldo de Oliveira, de 45 anos, por suspeita de participação em um esquema fraudulento no transporte público do Distrito Federal. O prejuízo com o golpe foi estimado em mais de R$ 1 bilhão.

Publicidade

Em nota, o escritório de advocacia responsável pela defesa do empresário informou que os fundamentos que levaram à decisão judicial que culminou na prisão de Ronaldo serão levadas para nova discussão no Judiciário, uma vez que, segundo a defesa, não correspondem com a realidade. 

De acordo com os advogados do empresário, o processo segue em primeira instância e não há qualquer condenação.

Publicidade

O suspeito era dirigente de uma cooperativa e está sendo acusado de fraudar o sistema de bilhetagem eletrônica do já extinto Transporte Urbano do Distrito Federal, o DFTrans. Um mandado de prisão foi expedido contra Ronaldo ainda em novembro de 2020, pelo Supremo Tribunal Federal.

Publicidade

O empresário foi localizado pela Polícia Militar após uma denúncia anônima dar conta de sua localização. Ronaldo foi encontrado pelos policiais em uma caminhonete no Setor Boa Vista, em Niquelândia. Após a confirmação da identidade do suspeito e com o mandado de prisão pronto para ser cumprido, a prisão foi efetuada.

Publicidade

Os desvios supostamente feitos por Ronaldo no DFTrans foram alvo de investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Distrito Federal em 2018. Cinco pessoas foram denunciadas pelos promotores de Justiça por organização criminosa e crime de inserção de dados falsos em sistema de informações. Dentre os denunciados, estava Ronaldo de Oliveira.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.