in

Paulo Guedes ameaça se demitir e deixar Bolsonaro sozinho no barco à deriva, diz jornalista

O ministro da Economia estaria irritado com as interferências do Centrão em sua política econômica, atentando contra o teto de gastos.

Marcos Correa/PR | Gazeta do Povo/Divulgação

Informações publicadas pela jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo indicam que o ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria ameaçando se demitir do cargo por descontentamento diante das interferências do Centrão em questões orçamentárias. O economista estaria indignado pelo fato do iminente desrespeito ao teto de gastos, medida que defende com unhas e dentes.

Publicidade

A referida fonte indica, inclusive, que Paulo Guedes teria indicado prováveis nomes para substituí-lo. Um deles seria o atual ministro da pasta do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que diverge sobre a maneira como a Economia está sendo conduzida.

Para Paulo Guedes, desrespeitar o limite do teto de gastos seria uma grande afronta contra a sua filosofia econômica, razão pela qual não faria sentido a permanência no governo federal. Enquanto defende a austeridade fiscal a todo custo, Marinho está mais atrelado aos investimentos públicos com o objetivo de superar a crise desencadeada pela Covid-19 e, consequentemente, ampliar a geração de empregos.

Publicidade

Mônica Bergamo ainda destaca que Paulo Guedes não deve entregar o cargo por vontade própria, ainda que apresente, nos bastidores, grande insatisfação com a interferência do Centrão em sua política econômica. Pelo menos foi o que declarou ao UOL na última sexta-feira, quando confirmou que não pretende sair.

Publicidade

Desde o lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes figurou um dos seus braços fortes, sendo responsável, inclusive, por angariar grandes quantias de votos, em especial junto à classe empresarial.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com